A Ciência da Procrastinação: Como parar a procrastinação e começar a fazer as coisas.

A procrastinação é um ladrão de tempo e produtividade. Ela pode impedi-lo de atingir os seus objectivos, de alcançar todo o seu potencial, e de conseguir o sucesso que tanto deseja. E embora seja tentador adiar tarefas de que não gosta ou que são difíceis, fazê-lo só leva a consequências negativas a longo prazo. Então, como é que pode superar a procrastinação e começar a fazer as coisas?

Todos nós já passamos por isto: São 14h de quinta-feira e está a olhar para um documento Word vazio. Sabe que precisa de escrever um relatório para o seu chefe, mas parece que não consegue começar. Soa familiar? É provável que seja uma vítima de procrastinação.

Mas, não se preocupe, não está sozinho! De acordo com um estudo da Virginia Commonwealth University, até 95% dos estudantes universitários adoptam comportamentos de procrastinação em algum momento da sua carreira académica. E não são apenas os estudantes que procrastinam.

Venha entender como funciona a procrastinação, e como é que se pode libertar dela de vez.

O que é a procrastinação?

A procrastinação é o ato de atrasar ou adiar algo que precisa de ser feito. Está frequentemente associado a comportamentos negativos, tais como preguiça ou falta de autodisciplina, mas também pode ser simplesmente o resultado de estar sobrecarregado ou sentir-se indeciso sobre como iniciar uma tarefa.

Ela pode ter consequências negativas tanto para a nossa vida pessoal, como profissional. No trabalho, pode levar ao incumprimento de prazos e a uma menor produtividade, enquanto na nossa vida pessoal pode causar stress, ansiedade, e até depressão.

Mas, porque é que as pessoas adiam o trabalho? Felizmente a procrastinação pode ser explicada pela ciência.

Quando as pessoas procrastinam, estão na realidade a ativar no cérebro uma parte diferente da que é a utilizada para ativar a concentração e o foco. Esta parte do cérebro é conhecida como o “centro de recompensa”, porque é responsável por nos dar sentimentos de prazer.

É por isso que as pessoas tendem a adiar o trabalho – porque não se sente bem em fazê-lo! A boa notícia é que existem formas de superar a procrastinação e de conseguir fazer as coisas, só precisa de se esforçar um bocadinho.

Como parar de procrastinar?

A procrastinação é um ladrão do nosso tempo. Ela rouba-lhe o presente, quando o convence a adiar o que precisa de fazer hoje, em troca de algo mais agradável, e rouba-lhe o futuro, porque irá precisar de fazer amanhã, o que podia ter feito hoje. Pode pensar que um pouco de procrastinação aqui e ali não fará mal, mas na realidade, pode ter um impacto negativo na sua produtividade, saúde mental, e relações.

Se quiser deixar de procrastinar, comece por aqui:

Compreenda o que está a acontecer.

Se quiser aprender a parar de procrastinar, é importante compreender o que está a conduzir o seu comportamento. Assim que souber o que motiva a sua procrastinação, torna-se muito mais fácil encontrar uma forma de trabalhar à sua volta.

Por exemplo, se está a evitar uma tarefa porque não se acha bom nela, tente dividir a tarefa em partes mais pequenas e concentre-se apenas numa parte de cada vez. Pode também estabelecer um prazo para si próprio para que a tarefa lhe pareça menos assustadora.
Se achar que está a procrastinar porque não gosta da tarefa, tente concentrar-se nos benefícios de completar a tarefa. Pense em como se vai sentir bem quando a tarefa estiver concluída.

Não tenha medo de falhar.

Todos nós conhecemos esta sensação: a ansiedade e o medo que nos vem à cabeça quando pensamos no trabalho que temos de fazer, e não fazemos a minima ideia de como a começar. Sentimos tanto medo de falhar, que nem sequer conseguimos dar o primeiro passo.

Mas, a verdade é esta: dificilmente lhe iriam pedir que realizasse uma tarefa, se não acreditassem que tem capacidades para a concluir. Além disso, de certeza que tem algum recurso à sua disposição para o ajudar, como um colega a quem possa pedir conselhos ou obter informação disponível na internet. Só precisa de respirar fundo, e há-de encontrar uma solução.

Os benefícios de parar de procrastinar.

A procrastinação é um hábito que é difícil de contornar, mas vale a pena tentar. Quando procrastina, está a prestar um mau serviço a si próprio, porque se está a prejudicar, mas também às pessoas que o rodeiam.

Quando as pessoas param de procrastinar, tornam-se mais produtivas. Fazem mais coisas num dia, o que leva a uma maior satisfação no trabalho e a uma melhor sensação de realização. Além disso, as pessoas que param de procrastinar têm menos probabilidades de sofrer de stress e ansiedade.

Há muitos benefícios em parar com a procrastinação:

  • Terá mais tempo para as coisas que lhe interessam e dão prazer.
  • Será mais produtivo.
  • Sentirá menos stress.
  • Será capaz de se concentrar melhor.

Ao longo deste artigo já entendeu melhor o que está por detrás da procrastinação, como parar de procrastinar e começar a completar as suas tarefas. Se tiver dificuldades com a procrastinação, marque uma consulta com um dos profissionais das Clínicas MenteSoma.

CONSULTA PSICOLOGIA OVAR GAIA