Quando passam pela perda de um pai, os filhos que cá ficam sentem, frequentemente, que a sua vida ficou virada do avesso. Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para lidar com uma perda tão tremenda. No entanto, existem formas de sobreviver e até de prosperar após a morte de um dos pais.
A morte é um tema ao qual tentamos escapar a todo o custo, mas quando se trata dos nossos pais, é algo que todos nós teremos de enfrentar, mais tarde ou mais cedo. É difícil pensar nos “e se” e planear algo que pode nunca acontecer, mas é importante fazer o que pudermos para tornar a experiência mais fácil, para nós próprios e para as nossas famílias, quando a tragédia acontece.
Aqui estão algumas formas de ajudar a ultrapassar os tempos difíceis, que se seguem à perda de um dos pais:
A experiência de perder um dos pais
A experiência de perder um dos pais é uma experiência que pode ser incrivelmente difícil de lidar. Pode ser difícil saber a quem recorrer para obter apoio, e muitas vezes, as pessoas sentem que são as únicas a passar por este tipo de tragédia.
Perder um progenitor pode ser uma experiência isoladora. Pode ser difícil encontrar pessoas que compreendam aquilo por que se está a passar. No entanto, é importante lembrar que não está sozinho. Há muitas pessoas que já viveram a morte de um dos pais, e talvez até encontro grupos de apoio para o ajudar a atravessar este período difícil.
Algumas pessoas, após a perda de um dos pais podem sentir-se isoladas, confusas e sobrecarregadas. É importante procurar o apoio de amigos e familiares durante este tempo. O luto pode ser um processo muito longo e difícil, mas é possível ultrapassá-lo.
Dicas para lidar com a perda de um pai
A morte de um pai pode ser uma das experiências mais difíceis pelas quais uma pessoa passa. Pode ser especialmente difícil se a morte foi súbita ou inesperada. O luto pode ser avassalador, e muitas vezes é difícil saber a quem recorrer para pedir ajuda.
Há algumas coisas que podem ajudar a tornar o processo de luto um pouco mais fácil. É importante permitir-se sentir todas as emoções que surgem, incluindo raiva, tristeza, e solidão. É também importante cuidar de si próprio, tanto física como emocionalmente.
Procure o apoio de entes queridos e amigos.
Pode ser especialmente difícil quando a morte é súbita ou inesperada. Nos dias, semanas e meses após a morte de um dos pais, é importante procurar o apoio de entes queridos e amigos.
Falar sobre a morte e partilhar memórias pode ajudar a que consiga encontrar algum conforto durante esta fase.
Não guarde os seus sentimentos para si.
A morte de um dos pais é uma das experiências mais difíceis que uma pessoa pode passar. Pode ser difícil saber o que fazer ou a quem recorrer para obter ajuda.
É natural tente guardar tudo o que está a sentir para si, ou tente lidar com tudo sozinho. Pode não querer sobrecarregar ninguém com os seus problemas, ou não queira mostrar fraqueza. Contudo, acumular todos os seus sentimentos só vai piorar as coisas. É importante que se expresse e partilhe o que está a sentir com os outros. Vai ver como se vai sentir melhor.
Permita-se viver o luto.
O processo de luto, após a morte de um dos pais poderá ser longo e difícil. É frequentemente marcado por uma série de emoções intensas, incluindo tristeza, raiva, confusão, e solidão. Para muitas pessoas, o luto pela morte de um dos pais é uma das coisas mais difíceis que alguma vez irão fazer.
Tentar fazer de conta que nada aconteceu, ou ignorar os sentimentos associados a esta perda, só o vai deixar pior. É importante permitir-se lamentar à sua própria maneira e ao seu próprio ritmo. Não há maneira certa ou errada de lamentar, e não há um prazo definido para o luto (https://mentesoma.com/luto/). Permita-se expressar as suas emoções da forma que for mais confortável para si.
Cuide de si.
Quando um dos pais morre, pode ser difícil cuidar de si próprio. Tire algum tempo para si, e não se sinta culpado por o fazer. Contudo, não se esqueça de se manter em contacto com os seus amigos e família, e não se isole. Cuide da sua saúde, e assegure-se que continua a alimentar-se de forma saudável e dormir o suficiente.
Não tenha medo de procurar ajuda profissional.
O luto é uma resposta natural à perda, e pode ser muito difícil de ultrapassar sozinha. Após a morte de um pai, é normal sentir uma série de emoções intensas incluindo tristeza, raiva, confusão, e solidão. Estes sentimentos podem persistir por muito tempo, e por vezes é útil procurar ajuda profissional para os gerir.
Se se sentir sobrecarregado após a morte dos seus pais, não tenha medo de procurar ajuda profissional. Há muitos terapeutas qualificados que se especializam em aconselhamento de luto, e eles podem fornecer-lhe o apoio de que necessita. Falar com alguém que compreenda o que está a passar pode ser incrivelmente útil.
Marque hoje a sua consulta, nas Clínicas MenteSoma.