A Emoção Universal de Nojo: Porque sentimos esta emoção?

nojo

Pensamos muitas vezes no nojo como uma emoção suja ou desagradável, mas acontece que, tal como todas as outras emoções, ela serve um propósito muito importante.

Sentirmos Nojo é muito importante para a nossa sobrevivência, já que esta emoção existe como uma forma de nos proteger da doença, uma vez que é ativada quando nos deparamos com coisas que nos podem fazer adoecer. Mas, o nojo não se resume a evitar a doença. Pode também ser desencadeada por situações e …

Medo: Conheça esta Emoção!

medo

O medo é uma das emoções primárias do ser humano. Venha conhecer mais sobre esta emoção, e compreender como funciona.

A palavra medo tem origem no latim metus, que significa inquietação, pavor e ansiedade. Olhando para esta tradução, é fácil de entender que, regra geral, não associamos o medo a sensações muito agradáveis.

Contudo, o medo é uma emoção muito importante para o nosso bem estar e sobrevivência. Se não sentíssemos medo, provavelmente iríamos colocar-nos em muitas situações perigosas, e …

Alegria: Conheça esta Emoção!

alegria

A alegria é uma das emoções primárias do ser humano. Venha conhecer mais sobre esta emoção, e compreender como funciona.

A palavra alegria é originada do latim (alacer), que tinha como significado “vivo, fogoso,
alegre e risonho”. Com base nestes significados conseguimos perceber que a alegria é uma
boa emoção!

Quando estamos alegres, sentimos que estamos realmente vivos. E temos vontade de fazer certas tarefas, que quando estamos com outro humor não costumamos ter vontade.

A emoção da alegria pode …

Saiba de que forma o seu Ego o impede de ser feliz!

ego

Todos nós já ouvimos falar de alguém que se “deixou levar pelo ego”, ou fomos acusados de ter “o ego inflamado”. Mas, o que será que é isto do Ego, e de que forma é que ele influencia o nosso comportamento?

O termo Ego é geralmente associado ao psicanalista Sigmund Freud (1856-1939), pela publicação do seu artigo “O Ego e o Id”. Nele, apresentou a sua teoria de que o nosso aparelho mental era composto por três estruturas psíquicas – …

5 Passos para Controlar a Raiva.

raiva

Já lhe aconteceu estar numa situação normal, do seu dia a dia, e ser invadido por sentimentos de raiva tão fortes, que sente que pode perder o controlo? E quando finalmente se conseguiu acalmar, nem sequer se conseguia lembrar do que é que o pode ter deixado naquele estado?

Provavelmente teve um ataque de raiva.

A raiva é uma das emoções naturais no ser humano, e acompanha-nos ao longo da vida. Ela é essencial à nossa sobrevivência, e é …

Para que serve a Culpa?

culpa

Quem nunca se sentiu culpa por algo que fez, ou que deixou de fazer?

A culpa é algo natural que sentimos quando acreditamos que fomos contra os nossos padrões de conduta, violamos os padrões morais ou causamos danos a outros.

Podemos sentir culpar por coisas simples, como comermos um gelado durante uma dieta, deixarmos de estudar para passear ou até dizermos uma pequena mentira para sairmos de uma situação desagradável. É natural, quando temos uma atitude menos correta sentirmos a …

Tudo o que precisa de saber sobre a Ansiedade!

combater ansiedade

A ansiedade pode ser “saudável” ou patológica (doentia).


Considera-se que a Ansiedade é patológica:


Quando a pessoa sente ansiedade e preocupação acerca de um acontecimento ou atividade (tal como o trabalho ou o desempenho escolar) e estas ocorrem durante mais de metade dos dias durante várias semanas ou meses.

Ou quando a pessoa sente dificuldade em controlar a preocupação.


As pessoas com esta perturbação preocupam-se frequentemente com circunstâncias diárias e rotineiras da vida, tais como possíveis responsabilidades no emprego

Para que servem as emoções?

emoções

As emoções são fundamentais para a nossa vida. Não existe um único ser humano que não as sinta, e são elas que nos transmitem informações importantes para a nossa sobrevivência.

Contudo, apesar de todas as emoções serem importantes, a verdade é que elas nem sempre se adequam à situação que está a ser vivida, tanto que nem conseguimos entender o porquê de nos sentirmos de determinada forma.

Venha entender de que forma é que funcionam as emoções, e como é …