Deixar de fumar não é tarefa fácil. Quer esteja a tentar deixar de fumar pela primeira vez, ou já tenha tentado várias vezes, sabe que tem um longo caminho pela sua frente, mas que vale a pena tentar.

Os benefícios de deixar de fumar para a sua saúde começam logo após 20 minutos depois de acabar o seu último cigarro, e continuam durante o resto da vida. Conheça algumas dicas para que possa deixar de fumar hoje, e entenda como é que a hipnose pode ajudar.

Porque é que deve deixar de fumar?

Toda a gente conhece os perigos que fumar representam para a saúde. A probabilidade de contrair cancro nos pulmões é o risco mais conhecido entre os fumadores, mas também há maiores probabilidades de ter um ataque cardíaco, AVC ou até de contrair cancro da língua, faringe ou esófago.

Ao fim de 20 minutos sem fumar, a sua pressão arterial começa a voltar ao normal. A sua circulação sanguínea e a temperatura das suas mãos e pés também regressam à normalidade.

Ao fim de 12 horas sem fumar, os níveis de monóxido de carbono no sangue já voltaram praticamente ao normal, e o oxigénio volta a fluir abundantemente para o seu cérebro e músculos.

Em 48 horas, vai sentir o seu paladar e olfato a tornarem-se mais ativos, e os seus pulmões começam a expelir as secreções nocivas para o seu organismo.

Nas 2 a 12 semanas depois de deixar de fumar, vai sentir os seus pulmões a funcionarem cada vez melhor, e a sua resistência física também estará reforçada.

Ao fim de um ano os seus pulmões já estarão a funcionar normalmente, e o risco de ataque cardíaco baixou para metade, comparativamente a alguém que tenha continuado a fumar.

Após 5 anos o seu organismo já se regenerou quase por completo, e as suas artérias e vasos capilares estão novamente desimpedidos. A probabilidade de ter um AVC é igual à de um não fumador, e já reduziu os riscos de cancro da boca, garganta, esófago e bexiga para metade.

Ao final de 10 anos terá menos 50% de probabilidades de desenvolver cancro no pulmão do que alguém que tenha continuado a fumar.

 

Estratégias que o podem ajudar a deixar de fumar.

Deixar de fumar pode ser uma tarefa desafiante, mas não é impossível. Marque um dia na MenteSoma para deixar de fumar.

  1. Escolha um dia para deixar de fumar, e comece a mentalizar-se nos dias ou semanas anteriores.
  2. Faça uma lista com motivos para deixar de fumar.
  3. Deixe de fumar no dia programado, eliminando todos os cigarros que ainda tem à disposição, bem como cinzeiros, isqueiros ou outras “ferramentas” associadas ao hábito de fumar
  4. Identifique os pensamentos que servem como justificação para fumar, e treine a sua resistência.
  5. Tenha estratégias para resistir à tentação de voltar a pegar no cigarro (como por exemplo, alterar as rotinas diárias associadas ao ato de fumar.
  6. Se tiver uma recaída, não desista! Respire fundo, e volte a tentar no dia seguinte.

O papel da psicoterapia e da hipnose para deixar de fumar

O hábito de fumar é muito mais do que o mero ato de pegar no cigarro. Ele esconde, frequentemente, sintomas como a ansiedade, o stress ou até a depressão. É muito difícil deixar definitivamente de fumar, se não resolver o problema a fundo.

Se não procurar ajuda especializada para deixar de fumar, é possível que estes sintomas se tornem tão incapacitantes, que se sinta tentado a ter uma recaída. Não espere por milagres, e lembre-se que saber quando pedir ajuda é, na verdade, uma demonstração de força.

A Psicoterapia e a Hipnose Clínica irão ajudá-lo a eliminar os gatilhos que o levam a fumar.

Estamos aqui para si!