A autoestima é a chave para a felicidade. Como seres humanos, estamos constantemente a interagir uns com os outros e a definir-nos em relação a eles, tanto através da comparação, como com as suas opiniões sobre nós.
Quando a nossa autoestima é baixa, tendemos a permitir que a opinião dos outros nos influencie e, como resultado, tornamo-nos menos felizes.
Há muitas técnicas que podem ser utilizadas para melhorar a sua autoestima, mas estas são um bom ponto de partida.
O que é a autoestima?
A autoestima é a opinião que temos de nós próprios. É o quanto apreciamos e gostamos de nós próprios.
As pessoas com autoestima elevada têm uma opinião positiva de si próprias. Vêem-se como capazes, bem-sucedidas e dignas. Acreditam que podem enfrentar os desafios da vida e crescer a partir dos seus erros.
As pessoas com baixa autoestima vêem-se a si próprias como inadequadas, indignas, e incompetentes. Acreditam que não são suficientemente boas e que nunca o serão.
Quais são os benefícios de Gostar Muito de Si?
A autoestima é um ingrediente crítico na receita para o sucesso. Pessoas com elevada autoestima acreditam na sua capacidade de atingir objetivos e perseverar através de desafios. Elas sentem-se confiantes na sua capacidade de resolver problemas e tomar decisões.
As pessoas com autoestima elevada tendem também a ser mais resistentes. Podem recuperar de contratempos e fracassos, porque não os veem como permanentes ou indicativos do seu valor como pessoa. Em vez disso, veem os contratempos como temporários e algo que pode ser superado com esforço.
As pessoas com autoestima elevada tendem também a ser mais felizes e a ter relações mais gratificantes.
Coisas que baixam a sua autoestima
Há muitas coisas na vida que podem baixar a nossa autoestima. Por vezes é um acontecimento, tal como a perda de um emprego ou o fim de uma relação. Outras vezes, é um sentimento mais geral de que não somos suficientemente bons ou que não merecemos a felicidade.
O pensamento negativo é um dos maiores culpados quando se trata de baixar a autoestima. Se nos estamos constantemente a rebaixar, não é de admirar que a nossa autoestima comece a sofrer!
Outras coisas que podem baixar a nossa autoestima incluem a comparação, o perfeccionismo ou a negligência dos adultos que cuidavam de nós, quando éramos pequeninos.
Como é que pode melhorar a sua Autoestima?
A autoestima tem tudo a ver com o que sente por si próprio. Se tiver baixa autoestima, significa que não pensa muito bem de si próprio. Isto pode levar a muitas consequências negativas, tais como não correr riscos ou ir atrás do que tanto ambiciona na vida.
Felizmente, há uma série de coisas que pode fazer para melhorar a sua autoestima. Aqui estão algumas dicas:
? Desafie os seus pensamentos negativos!
Quando tiver pensamentos negativos sobre si mesmo, tente desafiá-los. Por exemplo, se pensa que “não sou suficientemente bom”, pergunte-se “Quem é que disse que não sou?”.
Procure no passado outras situações em que, por muito que não acreditasse nas suas capacidades, conseguiu fazer algo que pensava impossível. E, caso tenha errado no passado, pense em como o que aprendeu o pode ajudar a fazer melhor no futuro.
? Prepare-se para o sucesso!
Isto é possível estabelecendo objetivos que sejam exequíveis e alcançáveis. Quando atingir os seus objectivos, por mais pequenos que sejam, sentirá um sentimento de realização que a ajudará a aumentar a sua autoestima.
? Rodeie-se de vozes positivas!
Outra forma de melhorar a sua auto-estima é rodear-se de pessoas positivas. As pessoas positivas ajudarão a encorajá-la e a construí-lo. Ajudarão também a lembrá-lo do seu valor quando se sentir em baixo de si próprio.
Este artigo foi concebido para o ajudar a aumentar a sua autoestima.
Se sentir que precisa de ajuda nesta área, sugerimos que marque uma consulta com um dos nossos terapeutas. Podemos ajudá-la a resolver os seus problemas de autoestima e começar a sentir-se melhor consigo mesma.