Perda de apetite: o que se passa na cabeça?

A ansiedade pode se manifestar de várias maneiras, incluindo através de sintomas físicos, como perda de apetite.

Se estiver a sentir uma perda de apetite considerável, é importante consultar um médico para descartar quaisquer causas médicas que possam estar a dar origem à situação. No entanto, é muito provável que a ansiedade seja a culpada, mesmo que não se sinta ansioso.

Nesta texto, exploraremos a ligação entre ansiedade e perda de apetite e damos-lhe algumas dicas para lidar com ambos.

A relação entre a perda de apetite e a ansiedade.

É sabido que a ansiedade e o apetite estão ligados!

Existe uma forte ligação entre ansiedade e apetite, mas a natureza exata desta ligação ainda não é totalmente compreendida. Contudo, acredita-se que possa ser devido ao fato da ansiedade mudar a maneira como digerimos os alimentos e como nosso corpo metaboliza os nutrientes.

Porque é que está a sentir perda de apetite?

O apetite é definido como o desejo de comer. Uma perda de apetite, então, é quando deixa de sentir este desejo.

Pode não sentir fome ou pode não estar interessado em comida. Pode até achar que os alimentos que gostava, agora têm um sabor diferente ou desagradável.

Existem muitas causas possíveis de uma perda de apetite. Pode ser uma condição médica, como câncer ou uma infeção. Pode ser um efeito colateral de um medicamento, como pode ser resultado de stress ou ansiedade.

Se estiver com perda de apetite, é importante que faça alguma coisa o mais rapidamente possível. Afinal, o nosso corpo precisa de nutrientes para sobreviver, e não comer pode ter consequências catastróficas no seu organismo.

Como controlar a ansiedade e ter um apetite saudável?

A ansiedade é um distúrbio de saúde mental comum que pode ter um impacto negativo na sua saúde física. Se estiver a lutar contra a ansiedade, há algumas coisas que pode fazer para aliviar os sintomas e recuperar o apetite.

Primeiro, é importante entender que a ansiedade é uma reação humana normal e natural ao stress. No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva ou persistente, pode ser prejudicial. Existem várias maneiras diferentes de gerir a ansiedade.

  • Uma maneira de aliviar a ansiedade é praticar a atenção plena (também conhecido como Mindfulness). Isto significa aprender a estar presente no momento e prestar atenção aos seus pensamentos e sentimentos, sem julgamento.
  • Também pode tentar técnicas de relaxamento, como respiração profunda ou relaxamento muscular progressivo.
  • Outra maneira de promover um apetite saudável é comer refeições regulares e equilibradas. Comer alimentos nutritivos que são ricos em vitaminas e minerais pode ajudar a reduzir o stress e diminuir os sintomas da ansiedade.

Reconcilie-se com o passado, e volte a encontrar o equilíbrio dentro de si, com esta Auto Hipnose em áudio. 

Inscreva-se para a receber no seu e-mail. É Grátis!

.

Quando procurar ajuda?

Perder o apetite devido à ansiedade é um problema comum. Muitas pessoas sentem uma perda de apetite quando estão mais ansiosas.

Isto pode ser devido a uma série de fatores, incluindo o stress do dia a dia, preocupações com o futuro ou mesmo apenas a sensação física de estar ansiedade.

Se estiver a perder o apetite devido à ansiedade, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde. Isto é especialmente verdade se estiver a perder peso, ou se a perda de apetite estiver a afetar sua vida diária. Um profissional de saúde pode ajudá-lo a identificar a causa de sua ansiedade e fornecer opções de tratamento.

Não tenha medo de pedir ajuda! Contacte-nos para marcar uma consulta nas nossas clínicas MenteSoma.

CONSULTA PSICOLOGIA OVAR GAIA