Alegria: Conheça esta Emoção!

A alegria é uma das emoções primárias do ser humano. Venha conhecer mais sobre esta emoção, e compreender como funciona.

A palavra alegria é originada do latim (alacer), que tinha como significado “vivo, fogoso,
alegre e risonho”. Com base nestes significados conseguimos perceber que a alegria é uma
boa emoção!

Quando estamos alegres, sentimos que estamos realmente vivos. E temos vontade de fazer certas tarefas, que quando estamos com outro humor não costumamos ter vontade.

A emoção da alegria pode ser provocada por vários fatores, e iremos falar sobre eles neste
texto.

alegria

O que é a alegria?

Muita gente não sabe, mas o nosso humor é o resultado de reações químicas que acontecem no nosso corpo, e a alegria não é excepção.

No caso da alegria, estas reações químicas fazem-nos sentir uma sensação de plenitude, de leveza e ânimo.

A bioquímica e a alegria

As mesmas sensações que indicamos anteriormente, não surgem de forma mágica
no nosso corpo. Elas são o resultado de um processo bioquímico, que é provocado pela
libertação da endorfina, a hormona da felicidade.

Para ser libertada, esta hormona precisa de uma pequena ajudinha. Esta ajudinha pode ser a prática de exercício físico, a alimentação saudável e equilibrada, uma vida sexual regular, abraçar alguém, ouvir a música que gosta, viagens relaxantes e para sítios que gosta, entre outros.

Ao fazermos estas pequenas ações, acabamos por libertar a endorfina, e por consequência, sentimos alegria.

É muito importante informar que cada pessoa é diferente, por isso o nível de endorfina é diferente de pessoa para pessoa.Além disso, existem algumas pessoas que têm geralmente um nível de endorfina presente no sangue mais baixo.

Por isso, existem algumas dicas para aumentar os níveis. desta hormona, como comer chocolate, praticar atividade física ou receber uma massagem, e estes são só alguns exemplos!

A alegria como atitude

Se ultimamente se tem sentido mais triste, e por isso se tem isolado, ou mantido uma vida mais sedentária, lamentamos informar que o seu corpo não vai começar a libertar endorfina por puro milagre. Por isso, levanta-se e vá à procura de coisas que o façam sentir-se alegre.

Além de seguir aquelas dicas que já demos, pode sempre ter atitudes de alegria, para assim facilitar mais a libertação desta hormona. Só o facto de sorrir, abraçar alguém, demonstrar afeto e pensar positivo, já estimulam a libertação de endorfina, mesmo que o faça de forma “forçada”.

A alegria é uma atitude, então não devemos esperar que as outras pessoas nos façam sentirmo-nos alegres. Somos nós, e só nós, que temos essa responsabilidade.

Para que serve a alegria?

A alegria é uma emoção que serve para estimular o ânimo das pessoas. Ela
aumenta a capacidade de realizarmos as pequenas tarefas do dia a dia, essenciais à nossa sobrevivência e bem-estar.

Quando estamos tristes, sentimo-nos desmotivados, e inseguros, para fazer seja o que for, já quando nos sentimos alegres, conseguimos levar a vida para a frente!

Alguns benefícios da alegria são:

  • Promove o bem-estar;
  • Reduz o stress;
  • Melhora a produtividade;
  • Melhora as relações sociais;
  • Aumenta a longevidade;

Quais são as características da alegria?

O ser humano tem 5 emoções primitivas, e a alegria é uma delas. Juntamente com a
tristeza, o nojo, o medo e a raiva.

Estudos revelam que a emoção mais positiva é a alegria, e esta acaba por funcionar como
um género de recompensa.

Outra característica da alegria, é a criatividade. Estudos indicam que quando estamos alegres, estamos mais propícios a criar, a aperfeiçoar e a ter ideias interessantes e diferentes. Isso acontece, porque a alegria é motivadora.

Quando está alegre, a pessoa acha que pode fazer tudo, que têm o potencial, e que pode alcançar seja o que for, o que é fundamental para que possa ir atrás dos seus sonhos, e construir a sua vida, de acordo com as suas regras.

CONSULTA PSICOLOGIA OVAR GAIA