O verdadeiro significado da liberdade: Como encontrá-la e o que fazer com ela.

Há algumas coisas na vida que o dinheiro não pode comprar, e uma dessas coisas é a liberdade. A liberdade é mais do que apenas uma palavra; é um direito e um ideal pelo qual muitas pessoas lutaram. É a capacidade de pensar e agirmos por nós próprios, sem medo de represálias. É o direito de dizer o que pensamos, de debatermos, e de nos associarmos com quem escolhemos.

A liberdade é algo que muitas vezes tomamos por garantido. E muitas vezes nem nos apercebemos da sorte que temos.

O que significa para cada pessoa?

A liberdade é um tema complexo. Cada um de nós sente-a de forma diferente, e há muitas interpretações diferentes do que ela significa. Para algumas pessoas, a liberdade pode significar ter a capacidade de fazer o que quiser, quando quiser. Para outros, pode significar ter a liberdade de serem eles próprios, sem julgamento ou perseguição.

A liberdade é um direito humano fundamental, e é algo que todos nós valorizamos muito. É importante lembrar que a liberdade nem sempre é fácil de obter, e nunca devemos tomá-la como garantida.

Neste momento vivemos num país onde cada um tem a liberdade de escolher a sua religião, carreira, e até com quem se quer casar.

A liberdade é importante porque permite que as pessoas façam as suas próprias escolhas e vivam as suas próprias vidas. É também importante porque permite que as pessoas se expressem e falem sobre os seus pensamentos, ideias e vontades.

O poder da Liberdade

Não há maior poder, que o poder da liberdade. A liberdade é o que nos permite ser quem somos, pensar por nós próprios, e sonhar com um amanhã melhor. É a luz que nos guia através da escuridão, e o vento que nos impulsiona para a frente quando nos sentimos perdidos.

A liberdade é algo que muitas vezes tomamos por garantido. Esquecemo-nos da sorte que temos em viver num país onde podemos dizer o que pensamos, adorar como quisermos e reunirmo-nos pacificamente sem medo de retaliações. Esquecemos que há pessoas em todo o mundo que lutam pela sua liberdade.

Há muitas razões pelas quais a liberdade é importante. Uma das razões mais óbvias é que a liberdade permite que as pessoas façam as suas próprias escolhas. As pessoas podem escolher o que querem fazer com as suas vidas, e podem escolher aquilo em que acreditam. A liberdade também permite que as pessoas se expressem, digam o que pensam, e partilhem as suas ideias com os outros.

A liberdade também é importante porque permite que as pessoas analisem de forma crítica a sua realidade, e a procurem melhorar.


Como funciona, na prática.

Quando somos livres, somos responsáveis ​​pelas nossas decisões e, por isso, devemos assumir as suas consequência, com tudo de bom e mau que isso acarreta. Para assumir as consequências do que decidimos, é necessário termos a coragem de nos sentirmos livres para seguir um determinado caminho.

Ser livre significa assumir riscos, e a liberdade exige que carregamos o peso das nossas decisões. A liberdade não está apenas em fazer o que queremos, é planear e tomar decisões que nos permitam construir o nosso futuro como, onde e com quem queremos estar, tendo a consciência de que a nossa liberdade termina, quando começa a do outro.

A Liberdade também é ultrapassar os traumas e experiências do passado:


As experiências traumáticas deixam marcas profundas na nossa vida, e podemos ter a tendência de evitar falar sobre elas, como se voltar a tocar no assunto nos pudesse fazer reviver a situação. Contudo, a única forma de nos libertarmos do trauma é justamente falar sobre ele, os sentimentos que nos provoca, as suas causas e consequências. Só assim poderemos virar a página e avançar.

Na maioria das vezes, não conseguimos lembrar-nos do trauma que vivenciámos porque o nosso cérebro emocional cria uma barreira, um mecanismo de defesa para nos proteger. Encarar, ou reviver aquela dor é assustador, e por isso este é um mecanismo de defesa que é criado no nosso inconsciente.

Mas, como já falámos, esta atitude só agrava o problema. Ninguém pode fugir de um trauma emocional para sempre, e quer queiramos, quer não, ele vai voltar a aparecer para desestabilizar a sua vida no futuro, através de pequenos sinais.

Se estiver a sentir algum destes sintomas, procure ajuda de um psicólogo:

  • Desespero, sentimento de incompetência e impotência,
  • Incapacidade de se sentir feliz e desfrutar pequenos momentos de alegria,
  • Culpa,
  • Ansiedade e Depressão,
  • Ataques de pânico,
  • Falta de amor-próprio e autoconfiança,
  • Dificuldade em compartilhar sentimentos e pensamentos,
  • Raiva e Medo,
  • Comportamento aditivos (com substâncias químicas, álcool, jogo, comida ou compras),
  • Comportamentos Autossabotadores e Autodestrutivos,
  • Isolamento social ou Fobia social,
  • Descuido pessoal, com a alimentação ou higiene,
  • Fadiga constante,
  • Dificuldade parental e de manter um relacionamento amoroso,
  • Insónias, ou dificuldades em adormecer,
  • Falhas de memória,
  • Perda da noção do tempo com frequência,
  • Falta de concentração,
  • Pensamentos negativos,
  • Falta de desejo sexual ou contacto,
  • Dificuldade em tomar decisões.

Não há nada mais libertador do que sentir-se livre. Para muitos, liberdade significa ter a capacidade de fazer o que se quer, quando se quer. Significa viver a vida nos seus próprios termos e não ser limitado pelas expectativas dos outros. Para outros, a liberdade pode ter mais a ver com ter um sentido de controlo sobre as suas vidas e sobre o seu ambiente. Não importa o que a liberdade signifique para si, é um sentimento que todos nós devemos aspirar a ter. Vamos trabalhar em conjunto para tornar o mundo um lugar mais livre!

Sente-se sobrecarregado, stressado, e como se não conseguisse ter uma pausa?
A MenteSoma está aqui para ajudar!

Queremos ajudá-lo a sentir-se livre novamente. Sabemos que a vida pode trazer-nos desafios, mas também acreditamos que todos temos o poder de os ultrapassar – só precisamos de ajuda especializada. Marque hoje a sua consulta, e comece a viver a vida que sempre desejou.

CONSULTA PSICOLOGIA OVAR GAIA