Como é que pode melhorar o ambiente em casa e evitar discussões?
Todos os casais discutem. É natural que ao fim de um longo tempo de convivência surjam algumas desavenças causadas por desentendimentos, cobranças do passado ou pequenos stresses do dia a dia. O que não é natural é vivermos num ambiente constante de discussão que torna o ambiente familiar quase insuportável.
Entenda de que forma é que estas discussões surgem, e como é que pode evitá-las com dicas simples, para que possa tornar a relação mais saudável.
Porque é que temos discussões?
Existem vários motivos para que as discussões aconteçam no quotidiano de um casal. Entenda os principais motivos que geram desentendimentos:
Mal entendidos
Muitas discussões começam simplesmente motivadas por coisas que não foram bem entendidas. Quer seja porque dissemos algo de uma forma que não era a entendida, ou porque julgamos ter ouvido algo diferente do que a pessoa disse. A boa comunicação, e a escuta ativa do nosso parceiro pode evitar grande parte destas discussões.
Diferenças
Por mais compatíveis que os elementos do casal sejam, não podem pensar da mesma forma, nem ter as mesmas opiniões, sobre tudo. O que nos torna diferentes pode ser usado como forma de equilibrar a relação, em vez de ser motivo de desavença.
Repetição de exemplos da infância
Quando crescemos num lar em que as discussões e as faltas de respeito são constantes, é natural que acabemos por repetir esses mesmos padrões nos nossos relacionamentos no futuro.
Como evitar discussões e melhorar o ambiente?
Evitar as discussões constantes não é fácil, mas é possível. Experimente as seguintes técnicas:
Controle as emoções
Muitas discussões podem ser evitadas se, antes de agirmos por impulso, pararmos para respirar fundo. Distancie-se da situação e reflita sobre o motivo que está de facto a causar com que se sinta chateado.
Pergunte-se: Vale a pena discutir por isto?
Quantas vezes já lhe aconteceu chegar ao fim de uma discussão e lhe parecer ridículo terem discutido por aquele motivo. Então, pare, respire e pense “vale a pena discutir por isto?”. Muitas situações são facilmente resolvíveis com uma conversa amigável.
Não tome decisões de cabeça quente
É de cabeça quente que tomamos sempre as piores decisões, já que facilmente acabamos por ter atitudes que fazem com que a situação saia do controlo e tome proporções catastróficas. Quando estamos nervosos, não somos capazes de tomar decisões racionais, e das quais nos vamos orgulhar no dia seguinte.
Permita que as coisas acalmem, e tome decisões já distanciado da situação.
Não diga nada de que se possa arrepender
No calor da discussão podemos deixar escapar algumas ofensas e desrespeitos, que facilmente farão escalar a discussão. As palavras também tem o poder de magoar e uma vez ditas, já não podem ser esquecidas.
Não grite!
Se tem o hábito de levantar o tom de voz em qualquer discussão, PARE! Não é quem grita mais que leva a melhor numa discussão, e só fará com que tudo possa escalar.
Ouça o outro lado
Existem sempre dois lados em cada situação. Por mais que numa discussão seja difícil não pensar só no seu lado, aprenda a escutar para entender o que gerou esse conflito e, assim, acabar com essa briguinha ainda antes dela começar!
Aprenda a pedir desculpas
Ninguém é perfeito, e todos nós erramos em determinado momento. Então aprenda a pedir desculpas. Saiba reconhecer seus erros e tente fazer melhor para a próxima.