Rita Gonçalves

Rita Gonçalves

Hipnose Clínica, Reiki e Barras de Access

O meu nome é Rita Gonçalves. Adoro ler, viajar, contacto com a natureza e claro estar a minha família. Curiosa por natureza, ávida de aprender coisas novas e apaixonada por desenvolvimento pessoal. Apesar de ter escolhido a Enfermagem como profissão em 2002, alguns anos mais tarde e fruto de uma frustração resistente, procurei respostas nas terapias alternativas. O meu despertar surgiu através da hipnose clínica e foi esta que me levou a tirar a minha primeira formação, a iniciação ao Reiki em 2012. Gostei tanto, que no final desse ano estava a fazer o segundo nível. A partir daí, foram várias as palestras, workshops e livros que li relacionadas com este novo despertar.

Entretanto, uns anos mais tarde decidi tirar o nível 3 de Reiki e logo a seguir viajei até ao mundo da Numerologia, que me deixou completamente rendida. A Numerologia permitiu conhecer algo de mim que teimava ignorar. Fez-me crescer e desde então fazer com que tantas outras pessoas se desenvolvam à boleia dos seus próprios números. Constituiu, para mim o maior gatilho, que me levou a tomar decisões que dificilmente tomaria sem este autoconhecimento.

No entanto, apesar da importância que a Numerologia teve no meu caminho, continuei a minha busca por mais conhecimentos e formas de me ajudar e claro ajudar outras pessoas também. Assim sendo, tirei posteriormente formação em Mesa Radiónica, Barras de Acess, Magnified Healing e Xamanismo. Identifico-me mais com umas do que outras. Mesa radiónica, por exemplo, acabei por deixar de fazer porque não estava alinhada com a sua energia.

Por outro lado, o caminho que fiz ao longo do Xamanismo constituiu outro gatilho. Com ele descobri o valor da minha intuição e clarividência para ter as respostas que preciso no momento certo. Tenho uma forma muito particular de o praticar e constitui uma das terapias mais completas e que mais gosto de fazer.

Em 2019, depois de uma viagem/retiro a Marrocos, surgiu a oportunidade de fazer formação de professora de yoga e meditação. E bom, se até então já tinha percorrido um lindo caminho de autoconhecimento, aqui tive uma explosão total. Para mim, não se trata de diplomas ou títulos para enriquecer um currículo. Tudo vem ter connosco na hora certa e podemos ou não aproveitar e estar tudo certo. Na verdade, todas as formações que fui tirando, palestras, workshops, aulas e documentários que assisti, livros que li tornam-me todos os dias na terapeuta que sou. Como tal, não me consigo agarrar a um único título para caracterizar o que faço, porque sou o conjunto de tudo o que estou a aprender e das experiências que vivo diariamente.

Terapias

REIKI

O Reiki é uma terapia holística, que proporciona o equilíbrio energético através da transmissão de energia pela imposição das mãos. Energiza o campo mental, emocional, físico e espiritual.
O Reiki, para além de despertar da minha consciência, assim como um maior conhecimento de mim mesma, deu-me o verdadeiro sentido à e para a vida.  Durante muitos anos, apenas aplicava Reiki a mim mesma. Para mim não fazia sentido ser de outra forma. No entanto, mais uma vez a vida ensinou-me que seria um verdadeiro desperdício não partilhar esta energia com as outras pessoas. Acima de tudo, em cada terapia tenho o privilégio de suscitar ainda mais “despertares”, pois o Reiki é cura, mas também é AMOR!

Pois como diz Johnny De’ Carli……

” No Reiki, a verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar a nossa felicidade, bem-estar e a dos nossos semelhantes”

MAGNIFIED HEALING

É um sistema recente na Terra, transmitido em 1983 a duas mestres de Reiki (Gisele King e Kathryn Anderson), que o começaram a divulgar em 1992, por considerarem ser uma energia necessária de mais elevada vibração, algo que sem dúvida nos ajudará nesta mudança de Era. 
Esta cura magnificada consiste num sistema de harmonização energética e de cura que sintoniza a energia de Kuan Yin (Deusa da Compaixão, Amor, Perdão e Misericórdia), para nos aportar a uma vibração feminina e de compaixão, tão necessárias nos dias de hoje. A aplicação é feita através da imposição das mãos, toque e verbalização de frases específicas.
O que mais me fascina nesta terapia? É que é feita em conjunto, tanto o terapeuta como a pessoa que está a receber participam, estando conscientemente envolvido no processo de cura, tornando-se um cocriador da sua realidade. 
Considero-a uma terapia maravilhosa, quer presencialmente quer à distância.

BARRAS DE ACESS

‘As Barras’ são uma terapia energética criada em 1990 por Gary Douglas. Ele mapeou 32 pontos energéticos na cabeça que possuem conexão com diferentes aspetos da vida humana. Uma vez tocados, iniciam a ativação de barras energéticas que permitem que padrões de comportamento, sistemas de crenças, pontos de vista e medos que temos repetido, se comecem a desbloquear.
Cada Barra corresponde a uma área da nossa vida (cura, corpo, envelhecimento, alegria, tristeza, comunicação, controle, consciência, criatividade, poder pessoal, sexualidade, dinheiro) e numa sessão pode libertar crenças ou limitações na área correspondente à Barra específica tocada. No fundo o que acontece? As ondas cerebrais desaceleram e este desaceleramento permite o acesso a padrões de comportamento ou mesmo pontos de vista que vamos repetindo desde a infância ou mesmo de vidas passadas. Ao ficarmos mais presentes e conscientes, dá-se a mudança nas nossas possibilidades futuras.

XAMANISMO

Não é fácil encontrar uma definição para o xamanismo. Aliás, logo a primeira coisa que nos foi dita na minha formação é que Xamanismo é tudo…! Na verdade, o convite que nos foi feito e muito bem cumprido seria que fosse feito ao som do tambor sagrado, com a inspiração dos nossos antepassados e a proteção dos nossos guias e animais de poder. A cura xamânica consiste numa das mais antigas práticas da humanidade. 

Na verdade, para mim, tornou-se um reencontro com os elementos e ensinamentos da natureza e ao mesmo tempo o encontro com a força interior.

Foi um caminho absolutamente transformador e, na verdade ainda continua a ser, pois, como dizem os nossos formadores, é um caminho bonito, verdadeiro, mas também longo e qui cá para sempre. O caminho do Xamã é duro, pois, o encontro com a sua verdadeira natureza depende de desapegos, desvinculo, sobretudo sociais, religiosos e culturais. E como bem sabem, isto é, dos desafios mais impactantes na vida do ser humano. Utilizo este caminho xamânico para ajudar as pessoas a encontrar as respostas
Considero que cada pessoa que vai fazendo este caminho tem o seu próprio método e forma de o aplicar, de acordo com a sua natureza e conhecimentos inatos e adquiridos. Acredito que tenho uma forma própria de o fazer;)