Constelações Familiares

Quando olhamos para o céu à noite, é fácil ver as constelações. As constelações são agrupamentos de estrelas que formam desenhos no céu.

Há muitas lendas e histórias associadas às constelações, mas o que muitas pessoas não sabem é que elas nos podem ajudar a entender e resolver os conflitos familiares.

O que são as Constelações Familiares?

As constelações familiares são um método terapêutico que visa resolver conflitos familiares que atravessam gerações. Este método foi desenvolvido por Bert Hellinger, um psicoterapeuta alemão, e tem sido utilizado com sucesso por terapeutas de todo o mundo.


A terapia consiste em colocar no grupo pessoas que representem diferentes papéis familiares, a fim de desbloquear situações de conflito pessoal ou familiar. A proposta do método aplicado à psicologia consiste em identificar os papéis de cada um dentro da sua família (posição social), por meio dos atritos existentes nas relações íntimas que tem com estas pessoas.

Quais são os benefícios das Constelações Familiares?

As constelações familiares são um conjunto de técnicas que buscam o equilíbrio emocional e mental de todos os membros de um determinado grupo familiar. Segundo os especialistas, elas são formadas a partir de um laço de amor que une todos os seres de um mesmo clã.


Elas são criadas a partir do entendimento das relações familiares. Neste sentido, partem do princípio que todos os membros de um grupo familiar estão interligados e que, por isso, o equilíbrio de um afeta o equilíbrio dos outros.


Desenvolvido por Virginia Satir, a Constelação Familiar é uma técnica terapêutica que dirige a coletividade a corrigir relações de distúrbio emocional existentes nas suas estruturas familiares para permitir que as pessoas vivam mais plenamente e de forma harmoniosa.

CONSTELAÇÕES FAMILIARES
constelações familiares

Como as Constelações Familiares podem ajudar minha família?

As Constelações Familiares podem ser usadas para ajudar as famílias a resolver uma variedade de questões, tais como dependência, doença mental, divórcio, e muito mais.

A terapia também pode ajudar a melhorar a comunicação e as relações no seio da família.

O que esperar de uma sessão de Constelações Familiares ?

Durante uma sessão de constelações familiares, ser-lhe-á pedido que escolha representantes para os membros da sua família. Uma vez escolhidos os representantes, ser-lhes-á pedido que se apresentem numa formação específica. Os representantes serão então convidados a partilhar os seus sentimentos e experiências com o grupo.


Após a sessão, sentirá provavelmente uma sensação de alívio e clareza. Poderá também sentir uma ligação mais profunda aos membros da sua família, bem como uma melhor compreensão do seu lugar nela.


Ela é uma ferramenta poderosa que pode ajudar as famílias a curarem uma variedade de problemas, conflitos e desafios, que muitas vezes se arrastam durante anos, e atravessam gerações.

Se estiver com problemas familiares, marque já uma sessão de constelações familiares. Com ajuda, pode melhorar os seus relacionamentos e criar um futuro mais positivo para sua família.