A psicoterapia é um método de tratamento de problemas psicológicos baseado nos conhecimentos teóricos da psicologia.  A psicoterapia promove alterações positivas do comportamento e aumento do auto-conhecimento.  Leva a uma maior adaptação pessoal e social e aumenta a liberdade interior.

A psicoterapia está indicada em situações psicopatológicas diversificadas, nomeadamente, perturbações do humor e da ansiedade e perturbações de personalidade e do comportamento. É, portanto, a oportunidade de aprender a enfrentar situações de isolamento e solidão, tristeza, medo, insegurança, culpa, falta de motivação, depressão, ansiedade, perda (luto e divórcio, por exemplo), em situações de sofrimento emocional e dificuldades de adaptação à vida, nomeadamente nas crises de desenvolvimento.

Numa sessão de psicoterapia começa por se estabelecer um clima de confiança e segurança, que permita ao cliente expôr os seus problemas de um modo franco e livre, assim como recordar e abordar memórias dolorosas da sua história de vida. Um local onde pode falar dos seus problemas com um profissional, num ambiente seguro e confidencial, onde pode partilhar com segurança e livremente as suas dificuldades e preocupações, sem preconceitos ou juízos de valor.

É um processo que requer envolvimento e compromisso tanto da parte do cliente como da parte do psicoterapeuta. O psicoterapeuta não dá conselhos ao cliente acerca das suas opções, mas ajuda-o a ser capaz de efectuar as suas próprias escolhas e a tomar decisões de vida, promovendo-se, deste modo, a sua autonomia e liberdade.