Será tristeza ou depressão?

Será depressão ou apenas tristeza? Acha que consegue reconhecer se está num estado depressivo ou se sente apenas triste?

A depressão é um transtorno de humor com traços crónicos e que geralmente aparece com recorrência na vida de certas pessoas. Contudo, também nos podemos sentir deprimidos devido a um acontecimento específico na nossa vida adulta, para o qual precisamos de alguma ajuda extra para ultrapassar.

A tristeza profunda, a falta de esperança, a baixa autoestima e os sentimentos de culpa são alguns dos sintomas da depressão.

Mas então quais são as principais diferenças entre a depressão e a tristeza? Como é que pode saber se está triste ou deprimido? É sobre isso que vamos falar!

Quais são as diferenças entre a tristeza e a depressão?

As principais diferenças entre a tristeza e a depressão prendem-se com a sua duração, intensidade, causas e também sintomas.

Duração

Enquanto a tristeza dura apenas algumas horas, ou até alguns dias, a depressão, quando não é tratada devidamente, pode durar meses ou até anos. Clinicamente falando, consideramos que a pessoa está deprimida quando a sensação de tristeza dura há mais de duas semanas.

Intensidade

A tristeza é uma emoção natural no ser humano e todos nós nos sentimos tristes ou mais contentes ao longo do dia. Portanto a tristeza, embora seja desagradável, não interfere diretamente com a nossa vida, nem afeta a nossa produtividade. Já quando estamos deprimidos o caso é outro, porque a depressão afeta vários aspectos da nossa vida, tendo implicações na nossa saúde, trabalho, relacionamentos, vida familiar e até vida social.

Além disso, as pessoas com depressão podem até ter pensamentos suicidas, o que não acontece quando estamos apenas tristes.

Causas

Quando nos sentimos tristes devemos conseguir identificar qual o acontecimento que motivou aquela emoção. Já no caso da depressão, ela não está diretamente relacionada com um acontecimento em concreto. Muitas das vezes as pessoas com depressão sentem-se tristes, mesmo não reconhecendo nenhum motivo para tal sentimento.

Embora a depressão possa ser causada por traumas do passado, ela pode também ter origem em fatores fisiológicos: como a baixa produção de determinadas substâncias pelo cérebro, herança genética, aspectos da personalidade e fatores ambientais como a exposição a violência, a negligência ou a pobreza.

Principais sintomas da depressão

Agora que já conhece as diferenças entre a tristeza e a depressão, chegou o momento de analisarmos os principais sintomas. Provavelmente está deprimido se:

  • Não tem interesse ou o prazer em atividades que antes eram divertidas;
  • Perdeu ou ganhou peso, sem ter feito alterações na dieta;
  • Tem problemas com sono (dorme pouco ou dorme demais);
  • Tem explosões de raiva, mesmo por motivos “pequenos”;
  • Está sempre cansado, com pouca energia ou lento;
  • Sente dificuldade para se concentrar ou para tomar decisões;
  • Tem sentimentos de culpa ou de inutilidade.

Como prevenir a depressão ou tristeza?

A tristeza faz parte da nossa condição como seres humanos. Ela é uma emoção natural, e que serve para dar ao nosso corpo sinais de que algo não nos faz bem. Por isso, evitar completamente sentirmos tristeza é impossível.

Já quando falamos em depressão existem algumas coisas que podemos fazer para prevenir. Contudo, é importante mencionar que a depressão pode ter uma condição genética sendo nesse caso considerada uma doença crónica. Isto significa que se neste momento estiver deprimido deve procurar ajuda especializada o mais rapidamente possível, para garantir que os sintomas não se agravam.

Para além disso, é importante depois do tratamento fazer pequenas alterações na sua vida que poderão melhorar o seu estado de humor e impedir que volte a ficar doente.

Alguns desses exemplos são:

  • Construir uma rede de apoio de familiares e amigos com quem convive e passa bons momentos,
  • Evitar ritmos de trabalho com elevadas doses de stress,
  • Ter uma boa higiene do sono nomeadamente de 8 horas por noite,
  • Manter uma alimentação equilibrada e saudável,
  • Praticar um hobby um desporto coletivo ou voluntariado que o façam conhecer novas pessoas,
  • Praticar exercício físico como caminhadas dança yoga ou natação.