6 Ingredientes de uma Relação Saudável

Já alguma vez se perguntou como seria ter uma relação saudável?

O ser humano é um animal social. Para sermos felizes, e termos uma vida equilibrada, precisamos uns dos outros, mas isso não significa que manter relações seja fácil.

A par do amor, respeito, compreensão e confiança, são muitos os ingredientes necessários para construir um relacionamento estável e duradouro. Cada um de nós carrega um passado, e também diferentes valores e estilos de vida. O grande segredo está em conseguir encontrar pontes comuns, e construir uma vida a dois, sem que nenhum tenha que abdicar da sua individualidade.

Venha conhecer as nossas dicas para construir um relacionamento saudável com a sua cara metade.

O que caracteriza uma relação saudável?

Uma relação saudável é caracterizada por uma relação que promove o bem-estar para ambas as partes envolvidas. Ela é baseada no carinho, respeito, atenção, cumplicidade e confiança, ao mesmo tempo que deixa espaço para que cada um mantenha a sua autonomia, e individualidade. Resumindo, é uma relação que estimula a capacidade de cada um amar e ser amado.

Isto não significa que para uma relação ser saudável não possam existir desentendimentos, ou problemas. É natural que, no decorrer do tempo, possam surgir uns conflitos, mal entendidos, choques de opiniões, e até mesmo, alguns ciúmes saudáveis. Mas, ao contrário do que acontece nas relações tóxicas, nas relações saudáveis, todos estes problemas podem ser resolvidos com diálogo e compreensão, fruto da boa conexão entre os elementos do casal.

Como deve ser um relacionamento saudável?

Certamente está a perguntar-se: “Mas, então, qual é o aspeto de uma relação estável, na prática?”. Um relacionamento saudável deve ser bom para ambas as partes, e obedecer aos seguintes requisitos:

  • Existir carinho e admiração, que os membros do casal sentem um pelo outro.
  • Embora sejam felizes juntos, a felicidade de cada um não depende do outro.
  • Ambos se conhecem bem, e respeitam-se mutuamente.
  • Quando existem problemas, ou desentendimentos, conseguem conversar sobre eles, e existe abertura para o diálogo. Juntos conseguem encontrar soluções que beneficiam ambas as partes.
  • Confiam um no outro, e não procuram controlar, nem sentem necessidade de ocultar informações.
  • Cada um tem o seu próprio espaço, objetivos e sonhos, embora também tenham metas em conjunto.
  • Apoiam-se mutuamente, mesmo sabendo que cada um tem a sua forma de estar, personalidade e jeito de pensar.

Bases de um relacionamento saudável

1. Autoconhecimento e amor próprio

O primeiro passo para uma vida saudável a dois, é uma vida saudável individualmente. Alguém que não se conhece bem, tem baixa autoestima e pouco amor próprio, dificilmente conseguirá construir uma relação sólida com outra pessoa.

Então, antes de pensar em contruir uma vida a dois, é importante que cuide de si primeiro. Embarcar numa relação sem compreender os contornos da sua própria identidade é a receita para o desastre.

2. Respeito

Para uma relação ser saudável, é fundamental que exista respeito entre ambas as partes. Não precisam de concordar em tudo, mas precisam de conseguir respeitar as ideias e escolhas de cada um. É óbvio que podem debater ideias e até mesmo discutir às vezes, mas nunca podem perder o respeito um pelo outro.

3. Boa comunicação

Aliada ao Respeito, vem a comunicação. Por mais óbvio que este aspeto possa parecer, esta é a razão pela qual a maioria dos casais falha.

Para as coisas funcionarem, e para conseguirem viver uma vida a dois saudável, é importante que saibam conversar tudo, e exista espaço para partilhar os momentos do dia a dia, as suas dúvidas, ansiedade e conquistas. Afinal, é destas partilhas que cresce a confiança e a cumplicidade entre os dois.

Falar e ouvir deve ser um interesse recíproco. Quem fala e não escuta está tão sozinho quanto aquele que se resigna com o silêncio. Mas, lembre-se que conversar não é agredir! Em vez de atacar o outro, apontando os seus erros e defeitos, diga-lhe como é que determinado comportamento o fez sentir.

4. Amor e admiração

Sem amor dificilmente teremos uma relação. Afinal, quem é que poderia suportar acordar todos os dias ao lado de uma pessoa, se não gostasse dela? Além disso, quando observamos um casal feliz, numa relação duradoura, é comum repararmos na admiração que têm um pelo outro. Se não admiramos a outra pessoa, perdemos o interesse. É por isso que as relações superficiais costumam fracassar.

5. Confiança

Quando precisamos de controlar e “limitar” a privacidade do nosso parceiro para confiarmos nele, algo de muito errado se passa. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a vigilância e os ciúmes excessivos não são sinónimos de gostar de alguém.

Demasiada insegurança, e a dificuldade em confiar, revelam uma baixa autoestima, muitas vezes provocada por fantasmas de relações passadas. Procure resolver os seus problemas, e traumas do passado, para que estes não contaminem a sua relação atual.

6. Liberdade e independência

Estar juntos deve ser uma maravilha, mas numa relação saudável, os membros do casal devem sentir-se livres e independentes. Cada um deve ter a capacidade de tomar as suas próprias decisões, sem precisar constantemente de autorização ou aprovação do outro.

Devemos conservar o nosso próprio espaço, os nossos objetivos, os nossos sonhos e as nossas opiniões.

CONSULTA PSICOLOGIA OVAR GAIA