Será que já sentiu o complexo de rejeição?
Ninguém gosta de se sentir rejeitado. Quer seja numa relação amorosa, por um colega de trabalho, um amigo ou um membro da nossa família, a rejeição é sempre dos sentimentos mais desagradáveis que podemos sentir.
Venha conhecer melhor o complexo de rejeição, e como é que pode adotar estratégias mais saudáveis para quando se sentir rejeitado.
O que é o complexo de rejeição?
O complexo de rejeição é o conceito que define quando alguém sente rejeição de forma constante, mesmo quando não corresponde à realidade. Pessoas afetadas por este complexo podem acreditar que estão a ser rejeitadas, ou antecipar uma rejeição em várias situações sociais. À mais pequena atitude, ou comentário, por parte de terceiros, faz com que a pessoa fique em alerta, e comece a sentir que pode ser abandonado, ou rejeitado.
Este complexo de rejeição afeta a pessoa que o sente, afetando todas as suas relações interpessoais, e fazendo com que a pessoa se sinta constantemente em perigo. E como tem tanto medo de ser rejeitada, acaba muitas vezes por afastar as outras pessoas da sua vida, com o objetivo de evitar a rejeição.
Como desenvolvemos o complexo de rejeição?
Todos nós sentimos rejeição ao longo da nossa vida. Não podemos agradar a toda a gente, e por isso é natural sermos de certa forma rejeitados. Contudo, algumas situações podem fazer com que nos tornemos mais sensíveis à rejeição.
Um excelente exemplo, e que muitas das vezes está por detrás das origens do aparecimento deste complexo, é quando, em criança, nos sentimos rejeitados pelos nossos pais. Ou uma criança que tenha sofrido bullying ao longo do seu percurso escolar.
Os sentimentos negativos que surgem desses acontecimentos deixam marcas permanentes em nós. Eles tornam-se dores emocionais que carregamos para o resto da vida. Muitas vezes, sem ter consciência de que aquele momento específico foi determinante para a nossa condição atual.
Dicas para superar o complexo de rejeição
Se se sente rejeitado com frequência, ou tem tendência de se afastar de algumas pessoas, por ter medo de ser rejeitado, experimente estas dicas:
- Ressignifique a rejeição
Quando alguém rejeita uma ideia sua, ou não está disponível para fazer algum programa consigo, não interprete isso como uma rejeição. Muito provavelmente a pessoa estará apenas ocupada neste momento, mas não significa que não irá aceitar o seu convite noutra altura. E mesmo que essa pessoa nunca esteja disponível para si, lembre-se que existem mais pessoas no mundo.
2. Mude de perspetiva
Quando vivemos permanentemente com o medo de sermos abandonados, podemos ver a rejeição mesmo onde ela não existe. Procure colocar-se no lugar da outra pessoa, e entender quais podem ser as motivações por detrás da sua atitude.
E mesmo quando a rejeição acontecer, não leve para o lado pessoal.
3. Perdoe o passado
O nosso passado é cheio de desafios, e até de experiências traumáticas que vivemos. Mas, não pode deixar que o seu passado limite a sua vida presente para sempre.
Procurar um psicoterapeuta, e libertar-se deste passado é o primeiro passo para voltar a ser feliz, e viver relações mais saudáveis.